Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

MARIO FILIPE ´´ONÇA´´ Respeitado até pelo o rei Pelé!



Mário Filipe Pedreira ou simplesmente “Onça”, nascido em 13.07.1943, é natural de Santa Luz, interior da Bahia. Iniciou a sua carreira no Fluminense de Feira, onde deu ao Touro do Sertão o então título inédito baiano. Também atuou no Bahia, Flamengo, Sport Recife, e pendurou as chuteiras em 1978, jogando pelo Sergipe, clube no qual conquistou um bicampeonato (74/75). 
Considerado um dos defensores mais habilidosos e raçudos daquele período, Onça marcou época no Flamengo como quarto zagueiro de um time formado por nomes como Zanata e o atacante folclórico Fio Maravilha. Foi cogitado, inclusive, para defender a Seleção Brasileira naquela época. 

O ex-atleta jogou 164 vezes com a camisa do Fla entre os anos de 1968 e 1971, tendo marcado sete gols. Onça foi muito festejado pela torcida durante os anos em que esteve no Flamengo, e na temporada em que encerrou a carreira, quando atuava pelo Sergipe, foi homenageado com uma partida amistosa, ocasião em que o rubro-negro carioca venceu por 3 a 1 a equipe sergipana.
Segundo afirma o Sr. Joel de Oliveira Rios Neto, conterrâneo de Onça, ele não é valorizado como deveria: “Ele está parado, sem prestígio, sem reconhecimento da sociedade e das autoridades políticas locais. Presenciei até ele recolhendo frascos de refrigerantes, no lixo no fundo de casa, para fazer porta-retratos dos filhos, que o visitariam no final do ano. Acho que ele não poderia ser esquecido", lamentou. 


Sr.Joel nada disso existe mais, ele passou os sete dias de Carnaval se banhando nas águas do rio Imbassai,curtindo as belas praias do litoral, e muito feliz,  
Vamos colocar neste Blog tudo sobre a vida de Mário Filipe,  fiquem de olho aberto, ´´Onça´´ realmente esta com esta doença Mal de Alzheimer, mais muito bem tratado por médicos em salvador e sua filha Carla aqui em Camaçari; ela construiu um Hospital dentro de sua casa, esta vivendo exclusivamente para seu pai e com o apoio total de seu marido David Félix.

  A origem do “Onça”: 
O Rei sempre respeitou o Zagueiro ´´ONÇA´´ dentro ou fora dos gramados.
GINOESPORTES.COM.BR
- Ele havia saído no inicio da década de 60 para estudar em Salvador, no Colégio Marista, e lá colocaram o apelido porque o seu pai tinha comprado um short para ele com uma estampa que parecia com pele de onça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário