Anunciado como reforço do São Paulo em 2010, em meio à disputa da Copa Libertadores da América, nos duelos contra o Cruzeiro pelas quartas de final do torneio continental, o atacante Fernandão era um antigo sonho de consumo no Morumbi. Um ano depois, vítima de uma série de lesões, o jogador pediu ao clube para ser negociado.

Fernandão não vem tendo muitas chances na equipe titular com o técnico Paulo César Carpegiani e já se queixou internamente sobre isso. Ele entrou recentemente na semifinal do Campeonato Paulista, contra o Santos, quando o São Paulo perdia por 2 a 0, e quase fez um gol. Mas não está mesmo nos planos do treinador.

"O Fernandão manifestou seu interesse em deixar o São Paulo e nós estamos analisando o pedido", admitiu o diretor de futebol do clube, João Paulo de Jesus Lopes. "Temos um elenco forte e grande. Vamos analisar para decidir o que será feito em relação ao atleta."

Nos bastidores, especula-se a respeito do provável destino do atacante. Há algumas semanas, o Palmeiras chegou a ser apontado como clube interessado em Fernandão, mas a diretoria alviverde já descartou o negócio. Neste momento, o Figueirense é o mais cotado para contratá-lo. O clube catarinense também poderia receber o meia Marlos.